Entendendo alguns conceitos sobre iluminação

 

As lâmpadas de Led são fabricadas para durar bastante e consumir menos energia. Mas ao menos metade das comercializadas não cumpriam o que prometiam. Buscando regularizar através de normas desde 2017, passou a ser exigido o selo de certificação do Inmetro, tornando assim sua compra mais segura com suas informações técnicas certificadas nas embalagens .

Os laboratórios autorizados que fazem parte do processo de certificação, dividem os testes em várias etapas.

Na primeira etapa, numa esfera, é isolada toda a interferência externa do ambiente, para poder medir a quantidade de luz gerada pela lâmpada, ou seja sua eficiência. Nas etapas seguintes também são feitos testes com temperatura de cor,   fluxo luminoso, índice de reprodução de cor , grau de abertura, etc…

Dentro de todas essas especificações vamos falar em índice de reprodução de cor que tem a sigla, IRC.

Mas afinal, o que é ?

É a escala de 0 a 100 utilizada para medir a fidelidade de cor que a iluminação reproduz nos objetos, como as cores serão reproduzidas por  uma determinada fonte de luz.

Exemplificando, a perfeita fidelidade de cor da luz  emitida pelo sol seria 100.

Mas por que escolher uma lâmpada com um índice de reprodução de cor elevado?

Por exemplo no nosso dia a dia, desde a  decoração de ambientes, a escolha das frutas em um supermercado, a realização de uma maquiagem, a exposição de quadros e esculturas, a escolha de roupas em uma loja, são exemplos de atividades  em que a identificação correta das cores é um dos pontos importantes.

Portanto se você quiser ver as cores reais dos objetos, fique atento ao IRC da lâmpada na hora da compra, seja para sua casa ou para venda e ou demonstração de produtos, sendo esse um dos vários itens a ser observado na hora da escolha de uma lâmpada para determinado local de uso.

Recent Posts