PAREDE VERDE E JARDINS VERTICAIS

 

Também conhecido como parede verde, o jardim vertical é uma intervenção paisagística em paredes externas e/ou internas dos edifícios, que são cobertas por vegetação através de técnicas especializadas  segundo  a sustentArqui .

As paredes verdes e jardins verticais são uma solução fantástica para trazer mais verde e qualidade de vida em ambientes construídos. Com pouco peso e espessura, áreas verticais podem se transformar em densos jardins. 

Algumas vantagens desse tipo de Jardim seria a redução da temperatura ambiente, habitat de pássaros, umidificação e filtragem do ar e retenção de barulhos.

Em projetos de paredes verdes o espaço para acomodar as  raízes é sempre limitado, são apenas poucos centímetros, portanto quando se monta uma parede tem que sempre se usar um bom  substrato tecnológico, ou seja, alimento para a vegetação permanecer forte e densa ao longo do tempo, através do seu substrato, segundo a tecnologia Japonesa da Skygarden, fabricante do produto. Além de ter como grande desafio, em jardins verticais, a durabilidade da vegetação e a permanência da sua exuberância. A qualidade da terra/substrato tem um papel de extrema importância para isso.

Como a vegetação e suas raízes ficam restritas ao tamanho do vaso ou nicho, se não estiverem plantadas em um substrato de ótima qualidade, desaparece rapidamente a parte orgânica do solo e este se compacta, perdendo a porosidade e capacidade de nutrição da planta.

Paredes verdes podem ser ensolaradas, em ambientes externos, podem ser em ambientes internos, e, ou com biodiversidade nativa.

Esse tipo de jardinagem para áreas internas, utiliza plantas que não possuam manutenção. A maior parte das plantas de pequeno porte, com pequenas raízes, pode ser utilizada nos jardins verticais como divisórias ou decoração de ambientes, desde que eles sejam instalados em locais de acordo com suas características.  Lembre-se sempre de consultar um especialista para verificar as condições de luminosidade, ventilação, incidência do sol, umidade, o substrato para plantio e principalmente quais espécies são mais adequadas ao seu projeto. Usar espécies que combinem umas as outras é o mais adequado.   Artigo enviado pela Arquiteta Cristiane Nunes – MBA em Construções Sustentáveis pelo Inbec e Mestre em Arquitetura Sustentável pela  Universitat Ramon Llull (Barcelona-Espanha).  

As paredes verdes nas fachadas podem prevenir o ganho solar, através do sombreamento de edifícios e ainda criar uma tela acústica  ajudando a reduzir a poluição sonora. Mais pesquisas , segundo Chris Campbell – licenciada sob creative commons, são necessárias para quantificar os benefícios das paredes verdes, embora já existam relatórios de que paredes vivas podem reduzir a carga de resfriamento dos edifícios em até 28% [1].

 

OPÇÕES DE VEGETAÇÃO PARA PAREDES VERDES

vegetacao para paredes verdes

 

Fontes:

Substrato SkyGarden para paredes verdes

Sustentarqui https://sustentarqui.com.br/dicas/jardins-verticais-

Chris Campbell –licenciada sob creative commons.

Arquiteta Cristiane Nunes – MBA em Construções Sustentáveis pelo Inbec e Mestre em Arquitetura Sustentável pela  Universitat Ramon Llull (Barcelona-Espanha).  

 

Recent Posts