A designer de interiores Roberta Ribeiro é formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná e Design de Interiores pelo Cepdap e Instituto Marangoni em Milão Itália. Desenvolve e administra projetos comerciais e residenciais. Teve participações em ambientes de mostras como a Casa Cor Paraná (2004, 2005, 2006 , 2008, 2010) e Mostra Mac Ano 2010 Curitiba.

Tem como objetivo aliar a técnica à expectativa do cliente, sendo esse o ponto principal para concepção dos ambientes , onde é imprescindível a funcionalidade, sofisticação e profissionalismo.

Entre as áreas de atuação estão: projeto de interiores comerciais e residenciais, desenho de mobiliário, desenvolvimento de layout, gerenciamento e acompanhamento e administração de projetos, acompanhamento e compra de materiais, móveis, peças, entre outros.

Realiza também a especificação de produtos e indicação de mão de obra especializada, consultoria e consulta em decoração e design de interiores.

Serviços

Projetos de interiores residenciais e comerciais

Sequencia de etapas, voltadas para o planejamento formal de um projeto de design de interiores, regulamentadas por uma série de conhecimentos técnicos. O projeto consiste em estudo preliminar, anteprojeto, projeto executivo e execução. O projeto de interiores engloba a pesquisa e a análise dos objetivos e desejos dos clientes, materializados em documentos e estudos que se unem ao conhecimento técnico do profissional, garantindo ao projeto funcionalidade, conforto, segurança e qualidade estética para os usuários.

Em projetos comerciais criar ambientes confortáveis, harmônicos, organizados e ao mesmo tempo eficientes para reforçar o impacto da marca é um dos grandes objetivos.

O projeto de interiores é constituído por uma detalhada elaboração descritiva dos elementos construtivos não estruturais através de plantas de layout; cortes; elevações; perspectivas; paginação de pisos e azulejos; locação de pontos elétricos, hidráulicos e de iluminação; padronização dos materiais de acabamento com detalhamento dos elementos que o compõe (indicação de revestimentos, acabamentos apropriados, como: pisos, paredes, pinturas, divisórias, forros, coberturas, etc.) coerentes com os conceitos estabelecidos na criação e que estejam em concordância com as características sócio-psicológicas, funcionais, de vida útil, durabilidade e de proteção ao meio ambiente e obedecendo sempre a critérios de conforto, modernidade, iluminação, funcionalidade e melhor aproveitamento do espaço. Estes projetos serão regidos por um contrato de prestação de serviços.

Consultoria em interiores

A consultoria engloba uma visita para entrevista e avaliação do ambiente em questão e etapas descritas abaixo;

São fornecidas sugestões de decoração (mobiliário, cortinas, tecidos, papel de parede, …), e como dispor e compor cada item nos ambientes utilizando-se das peças já existentes.

Escolha de pintura ou sugestão para forrações de parede.

Mudança de lugar de quadros , objetos decorativos ou espelhos.

Retirada e inclusão de novas peças.

Indicação de profissionais e lojas de produtos e serviços. Serão fornecidas sugestões e orientações para melhor reestruturação dos espaços através de croquis e esboços de plantas de distribuição de mobiliário efetuados durante a visita. Orientação de soluções rápidas, simples e originais. Posteriormente será encaminhado um memorial descritivo com sugestões de revestimentos, mármores, louças e metais, etc. O tempo para esta consultoria é de até 3 horas de atendimento.

OBS. Peças desenvolvidas pela designer de interiores serão cobradas a parte do valor da consultoria. No caso de consultorias que necessitem de geração de plantas, croquis, memoriais, desenhos 3D, etc. estes poderão ser cobrados, e o valor dos mesmos será determinado caso a caso, dependendo da complexidade e tempo envolvido na confecção dos mesmos.

Consulta em interiores

Se existe dúvida sobre o que comprar para re-decorar a sua sala, ou sobre qual tipo de mobiliário será mais funcional e adequado a consulta será uma boa opção. A consulta é um trabalho rápido, onde o profissional dá sugestões e dicas para a solução de um determinado problema, que pode estar relacionado à decoração, compra de imóvel, reforma ou design de interiores. A consulta pode ser executada através de uma entrevista em visita ao local em questão e posteriormente pode ser efetuado o acompanhamento a lojas para uma compra de móveis, tecidos, peças, etc. Em geral não são produzidos documentos. Eventualmente pode gerar uma lista de sugestões de revestimentos e esboços durante a visita.

Administração e ou acompanhamento do projeto de interiores

Gerenciar a execução de um projeto, significa administrar simultaneamente, o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerindo profissionais com formações e comportamentos diversificados. Caso isso não ocorra, poderá haver inúmeras perdas, tanto no aspecto financeiro quanto no emocional, comprometendo a qualidade e o tempo da obra. O profissional será responsável por contratar mão de obra especializada; coordenar cada profissional individualmente, em todas as etapas; escolher materiais e acabamentos e acompanhar sua utilização, evitando desperdícios,respeitando e cumprindo o orçamento e o cronograma; zelando pela fiel execução dos projetos.Alterações podem ser necessárias no decorrer da obra em razão de imprevistos, e nesses casos o bom gerenciador mostrará a melhor solução, sem comprometer o projeto aprovado.

Retrofit de Interiores

Elaborar um projeto para atualizar os ambientes existentes sem perder o estilo inicial. Aproveitar vários itens que compõe o espaço , modernizando e adequando as exigências atuais de sustentabilidade, acessibilidade, materiais práticos e atuais para o dia a dia e com baixo consumo de energia elétrica.