0 comments rrinteriores


Para o projeto dos lares do futuro bem próximo, a tecnologia tende a ficar mais discreta e a criatividade dos designers funcionará para tal, afetando a forma de projetar. A integração perfeita da tecnologia nos espaços será fundamental. Ela pode ser disfarçada, misturada ou ocultada nas peças e mobiliários, evoluindo de uma maneira que sejam harmoniosos.

Estão levando em consideração como a mídia está sendo consumida e como isso afeta o design de produtos e interiores por exemplo, o alto-falante Beosound Emerge em forma de livro da Bang & Olufsen, e o porta-retratos para exibir arte digital, vale a pena explorá-los.

As telas de tv estão se tornando mais imperceptíveis, sem reflexo quando sem uso, podendo ser omitidas ou levadas para outros espaços como o conceito de televisão, do designer sul-coreano Doyeon Shin, se desenrola como uma bandeira, o que significa que os consumidores podem colocar telas em lugares inesperados.

Na sala as lareiras estão  entrando em pontos centrais e sem informações tecnologicas, o sofá virado para a parede, pode parecer sem nexo, mas, poderá receber imagens por um projetor que só aparece-rá quando estiver em uso.

As cozinhas que tem sido cada vez mais integradas e estão sendo usadas como espaços de convivência e tendenciam a ter os eletrodomésticos envolvidos ao design do mobiliário  de forma ocultá los de forma criativa, tornando-se incógnito e fora da mente.

Os espaços são mais simplificados e bem aproveitados em áreas menores. Aumentam o número de  lares de  pessoas que moram sozinhas e com mais habilidades, tendendo ao minimalismo e a vida flexível.

Com tanta tecnologia, o conforto aparece em materias e texturas, tecidos de toque macio, fofo e feitos a mão com uso de materiais naturais. O emprego de palhas, pedras, argilas, trazem sensação de bem estar e proximidade a natureza.

Ambientes multissensoriais imersivos também são importantes na integração de tecnologia, gadgets digitais que exalam cheiros e texturas, emitem sensação de frescor e natureza, mexendo com um dos nossos cinco sentidos, o olfato.

O não desperdício, a sustentabilidade a reutilização e reciclagem, serão um foco para o futuro global e para economia circular. A valorização do trabalho artesanal terá toda importância no morar contemporâneo. O aproveitamento total do espaço, com soluções vivas, multifacetadas, em que a casa se transforma com um elevar e suprimir de divisórias por exemplo, será o futuro dos projetos dos lares do futuro.

 

Fontes de pesquisa

WGSN

Workshops /tendências/Isalone