0 comments rrinteriores

 MILÃO  2023  ESTILOS E NOVAS TENDÊNCIAS E INTERFACES DIGITAIS

Vamos descrever as tendência captadas na Design Week de  Milão de 2023, por Stefano Gaggiano, grande pesquisador e escritor da revista italiana Interni, através da nossa participação na Master Class realizada pelo Instituto Marangoni neste último mês.

Começando com o estilo Novo Pop. O  estilo Pop no passado  vinha com cores vivas e vibrantes, já  o Novo Pop, ou sua  evolução, vem com uma  mensagem mais calma com  cores suaves e formatos aumentados, (oversize) ,curvos e arredondados. Estes formatos  abraçam e acalmam, trazendo o acolhimento e o alívio para o bombardeio diário que temos com os canais digitais.

Outra tendência captada , o Cozi Logic, é um minimalismo suave, objetos criados sem máscara, sem ornamentos desnecessários, uma remoção do supérfulo , clareando a peça, deixando mais livre a nossa percepção sensorial. O Cérebro humano  não se relaciona bem com o desconhecido, com o virtual,   a compressão não é completa, por isso o crescimento do design mais puro, mais claro, mais fácil de entender. A peça  mostrando sua estrutura intrínseca. Objetos intuitivos  e a sua estrutura clara quanto a percepção e construção. Os objetos aparentam desfeitos, podendo ser desencaixados, respeitando o imperfeito, tirando a tensão da estética, aparentando algo não montado e permitindo o perfeito entendimento pelo cérebro, e seu lado racional. Entender o objeto e como foi construído é uma forma de aliviar as tensões, o que está sendo buscado nos dias de hoje.

 Já o  Concrete sublime , mescla o passado ao futuro, a mistura de  materiais que são permanentes como a  pedra e o mármore, esculpidos,  dão leveza onde a forma da pedra é libertada, buscando formas  aliadas  ao conceito futurista. Referências opostas bem casadas. São materiais pesados que são trabalhados com a leveza digital , passado e futuro fundidos em uma só peça. Não importa quanto olhamos para o futuro, o passado está sempre enraizado.

Já a inteligência artificial,  assunto muito atual e  presente,  com o uso da plataforma  Midjourney, que possibilita trazer  os conceitos e criar a imagens, resulta na criação de peças imaginárias que não foram construídas fisicamente,  apenas virtuais. Dessa forma a estética pode ser procurada no mundo virtual também. Objetos construídos com o auxílio da inteligência artificial, adiantam o trabalho, ajudam a produzir mais em menos tempo, mas,  desde que, por traz esteja o trabalho humano dando o comando. O Midjourney é uma plataforma de inteligência artificial que transforma descrições textuais em artes de alta qualidade. Em outras palavras é capaz de interpretar qualquer pedido do usuário e converte-lo em algum tipo de representação visual criativa. Alguns resultados são impressionantes, enquanto outros podem beirar o bizarro.

O futuro do design na mão do futuro digital.

Mesa por Paolo Castelli